Estranho maniqueísmo

certo_ou_errado_1Por Enio Carneiro Nepomuceno

Dentro do contexto da “guerra” suja que se desencadeou pelo controle da comissão de direitos humanos da Câmara dos Deputados, surgem, a todo momento, partindo dos mais diversos segmentos sociais, declarações do tipo: “Feliciano não me representa” ou “Feliciano me representa”. Ninguém é obrigado a fazer tal opção.

O Deputado Marco Feliciano, do PSC, certamente não me representa, como também, sem sombra de dúvida, não me representa o Dep. Jean Wyllys do PSOL. Na verdade, posso dizer que talvez nenhum dos 594 Deputados e Senadores me represente atualmente.

O maniqueísmo fictício que, aparentemente, nos compulsa a escolher entre o grupo dos seguidores do Pastor, que é acusado homófobo (termo mais esquisito) e racismo, e o dos partidários do Ex- Big Brother, homófilo (também não sei se isso existe) e defensor dos direitos dos homossexuais e congêneres, é o próprio retrato do nosso desamparo moral. O fato de se ter que escolher ser ou não representado por figuras cujas trajetórias de vida não inspiram nem trazem quaisquer atos notáveis relacionados a condutas moralmente meritórias é uma condenação em si mesmo.

Eu só me considero representado por quem compartilhe e defenda os meus valores, meus propósitos e as minhas crenças. Só me representam as pessoas nas quais eu creio e confio totalmente. Eu posso dizer que só me considero representado por quem paute a suas condutas na verdade, na probidade, no amor, na instituição família, no respeito às pessoas, no desapego ao poder, no repúdio verdadeiro ao ódio entre raças e opções sexuais e em Deus. No momento prefiro dizer que não consigo identificar, com convicção e segurança, a minha representação no Congresso Nacional. É o que penso.

Meus valores me dizem para não confiar em quem utiliza a fé como instrumento eleitoral e para confiar, muito menos, em quem, se dizendo defensor de segmentos minoritários, caracterizados, exclusivamente, por tendências ou opções sexuais, utiliza o fomento do ódio e da segmentação social para ficar mais evidente e fazer proselitismo político.

Sabe, caro leitor, eu nunca entendí o significado de termos como “orgulho gay” ou “orgulho hetero”. Ninguém deve se orgulhar de ser gay ou de ser heterossexual. Não é, tampouco, pelo menos para alguém que pretenda me representar, motivo de orgulho o simples fato de ser considerado evangélico, católico, ateu, negro, branco ou qualquer coisa do gênero, que derive de simples condição ou opção pessoal, a qual que independa de esforço moral concreto e efetivo.

Tenho pena e medo de uma sociedade que parece haver esquecido, completamente, o que deve ser motivo de orgulho. Na verdade, devemos nos esforçar para evitar o orgulho em nossa vida Ele é um perigoso irmão da vaidade e primo legítimo da soberba. Mas, se tivermos que, realmente, nos orgulhar de algo, que seja do fato de nos esforçarmos todos os dias para sermos bons, educados, honestos, sinceros, trabalhadores, estudiosos, verdadeiros, caridosos, despreendidos e despretensiosos…

Caso o leitor conheça alguém com tais predicados que pretenda ingressar na vida pública eu peço, encarecidamente, uma indicação. Preciso de alguém que efetivamente me represente.

5 Comentários to “Estranho maniqueísmo”

  1. Sem palavras para descrever a qualidade deste texto. Concordo em gênero, número e grau. Excelente forma de pensar. Parabéns!

  2. Parabéns pelo texto meu irmão Nepô! Também aceito a indicação. Não serve Deus, porque este eu já sigo.

  3. TODO ESSE TEXTO, NA ASSEPÇÃO DA PALAVRA, É A PURÍSSIMA E GENUÍNA VERDADE! NOSSA SOCIEDADE DE HOJE É DEFINIDA ASSIM; -CAOS COMPLETO, CULTURA RASTEIRA, VALORES MORAIS IMORAIS, E CRENÇA DE FACHADA! OTÁVIO

  4. Gostaria de agradecer a gentileza do MAC em publicar o artigo. Corrijo o antepenultimo parágrafo. nas idéias escritas na madrugada passou desapercebida “a qual que independa…”. O correto, evidentemente é a qual independa. Obrigado aoss leitores pelo carinho nos email remetidos. Fiquem com Deus!

    • CAROS AMIGOS, DO MOVIMENTO ALIANA CIDAD, DESEJARIA QUE ENCARECIDAMENTE, VOCS PUDESSEM DESTINAR AS MENSAGENS,COMENTRIOS E OUTROS ARTIGOS PARA O EMAIL QUE AQUI VOU DISCRIMINAR,DEVIDO SER MAIS CMODO PRA MIM, J QUE RARAMENTE ACESSO EMAIL, DA MINHA ESPOSA,OK-O EMAIL ; “OTAVIO0002@HOTMAIL.COM”, GRATO PELACOMPREENSO”

      Date: Sun, 14 Apr 2013 21:34:34 +0000 To: otavioefriza@hotmail.com

Deixe um comentário

