Nota Oficial sobre a eleição do Papa Francisco

MAC

São Paulo, 18 de março de 2013.

Nota oficial

Gloria in excelsis Deo! Com rendição de graças a Deus, nós do Movimento Aliança Cidadã – MAC, conjuntamente com todo o povo cristão católico, jubilosamente ouvimos exclamar da loggia de São Pedro o habemus Papam!, no último dia 13. Após a dolorosa renúncia papal e a sensação de orfãndade que pelos quais passamos quando de uma Sede Vacante, recebemos em um clima de muita alegria e expectativa a chegada do novo Sumo Pontífice, o Papa Francisco.

Com a escolha do novo Pontífice pelo Colégio Cardinalício não estamos mais sós. Temos um Pastor. Temos um pai espiritual. Outro Pedro chegou a Roma. Com suas redes nas costas o novo Bispo de Roma e novo pai para a família de Deus se apresenta, trazendo consigo a promessa do próprio Cristo: “Não vos deixarei órfãos” (cf. Jo 14,18).

O novo Papa escolheu o nome de Francisco. Nome carregado de simbolismo que cria em cada fiel um sentimento de esperança mas também de reflexão. O que esperar de Francisco? Do Santo, do poverello d’Assisi, aprendemos que a fé é o sustentáculo da esperança. Somente uma fé inabalável pôde levar um jovem rico a abandonar a riqueza material e a glória humana e ter a esperança de poder construir algo a partir do nada. Sua obra providencial chega até o nosso tempo com seus filhos, os franciscanos. O feito de S. Francisco foi um extraordinário rejuvenescimento da Igreja pelos dois meios necessários à credibilidade: a palavra e o exemplo. Porque as palavras são bonitas mas os olhos precisam de ver!

O Papa Francisco além de inovar pelo nome, inova também pela sua nacionalidade e pela sua formação, é um jesuíta. Esperamos que este primeiro filho de Santo Inácio de Loyola que é elevado ao Sólio Petrino, possa, à luz da sã doutrina, glorificar a Deus por sua própria santificação mas também cooperar para a santificação do próximo. Não é muito, dizia o fundador da Companhia de Jesus, que eu sirva o Senhor; é preciso que todos os corações o amem e que todas as línguas o bendigam.

Eis que Francisco vem para substituir o guardião da fé, Bento XVI. Os quase oito anos de Pontificado do – agora Papa emérito Bento XVI – foram um rútilo em meio às trevas de uma sociedade que caminha cada vez mais para a secularização, para o laicismo e para a relativização humana. Esperamos que o Santo Padre Francisco possa, à luz do que foi o pontificado antecessor e comprometendo-se com ele, dar alento aos problemas mundiais, rechaçando os falsos e perniciosos anseios modernos, sendo verdadeiro mensageiro da Boa Nova, mas acima de tudo, guiando a Barca de Pedro, defendendo e conservando os valores eternos da Igreja. A verdadeira humildade é aquela que faça crescer em nós uma lealdade mais plena para que não se olvide a moral imutável, os costumes, a santa tradição, a fé e o próprio Deus, de modo que, diminuindo o nosso egoísmo, Cristo cresça em nós, já que illum oportet crescere, me autem minui (cf. Jo. 3,30).

A nossa fé em Cristo e em seu Vigário na Terra nos faz renovar a consideração diária do duro fardo que pesa sobre os ombros do Santo Padre; instamos a venerá-lo, a estimá-lo com verdadeiro afeto e a ajudá-lo com a nossa humilde oração, pois é nosso dever sermos alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. (cf. Rm 12,12).

Nós esperamos que ao confessar Cristo ao Mundo o Papa Francisco confesse também a Tradição Apostólica, o rio vivo que nos liga às origens cristãs, o rio vivo no qual as origens estão sempre presentes e, ao nos apresentar a Santa Liturgia, nos apresente o próprio Cristo, rei dos reis, a quem se deve toda majestade, toda glória e toda dignidade. Que ao exemplo de São Francisco de Assis, il poverello, o Santo Padre possa levar a fé onde houver dúvida, consiga levar a verdade onde houver o erro e, dissemine a luz onde houver trevas.

Ao Santo Padre Francisco, nosso respeito, nossa lealdade, nossa obediência filial e, acima de tudo, nossa fervorosa oração ao Imaculado Coração de Maria, para que Nossa Senhora, Mãe da Igreja, o projeta da maldade dos seus inimigos.

Presidência do Movimento Aliança Cidadã

Anúncios

One Comment to “Nota Oficial sobre a eleição do Papa Francisco”

  1. Ótimo texto!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: