Na luta “contra a tentação do maligno nós somos vencedores em Jesus Cristo” diz Dom Tomé, na Missa em Ação de Graças pelo aniversário do MAC

Realizou-se na manhã do sábado 29 de setembro último a Santa Missa em Ação de Graças pelo 1° aniversário do Movimento Aliança Cidadã – MAC, que reuniu membros da comunidade paroquial e convidados na tradicional Paróquia Nossa Senhora do Brasil, situada na Av. Brasil – São Paulo. Presidida pelo Bispo nomeado da Diocese de São José do Rio Preto-SP, Dom Tomé Ferreira da Silva. A Santa Missa ainda contou com a participação do Coral Nossa Senhora do Brasil, da mesma Paróquia.

Na Homilia, Dom Tomé iniciou cumprimentando os presentes e saudando os membros do MAC. Dom Tomé ressaltou inicialmente que naquela manhã todos se alegravam para celebrar a festa dos Santos Arcanjos, Miguel, Rafael e Gabriel. Neste momento, Dom Tomé passou a explicar a natureza dos anjos e sua importância na história da salvação. Lembrou também, no caso dos Arcanjos, a função específica que cada um recebeu de Deus. Dom Tomé lembrou aos fieis que o Arcanjo Gabriel recebeu de Deus a maior e a mais bela de todas as missões: anunciar à humanidade que era terminado o tempo da espera e que chegara o tempo do nascimento do divino Salvador, Jesus Cristo, Nosso Senhor. Nas palavras do Bispo, “o arcanjo Gabriel traz a boa e a melhor notícia que Deus poderia dar à humanidade” e que este fato nos faz lembrar que hoje somos nós os “portadores da boa notícia de Deus às pessoas com as quais vivemos, com quem nós convivemos”.

“E qual é esta boa notícia que Deus espera que nós revelemos às pessoas que convivem conosco?” indaga o Bispo. “A Boa Nova da Salvação” responde. Dom Tomé alerta que os cristãos precisam testemunhar e manifestar a fé em Jesus Cristo, para que Ele seja conhecido, amado e seguido. “Os homens não amarão Jesus se não conhecê-lO”, afirma Dom Tomé. “E os homens não seguirão Jesus se não amá-lO”, arrematou. “E quem vai torná-lO conhecido?” pergunta o Bispo à assembléia. “Sou eu, somos nós, com a nossa vida, com a nossa fé, com o nosso testemunho, com as nossas palavras, onde quer que nos encontremos”, responde.

Em relação ao Arcanjo Rafael, Dom Tomé lembrou que este arcanjo nos faz lembrar que Deus cura as nossas enfermidades. “Enfermidades físicas, espirituais e morais” explica o Bispo. Para Dom Tomé a humanidade se mostra enferma. “Vivemos num mundo doente”, ressalta. “Nós nos adoecemos como conseqüência do pecado em nossa vida” ensina-nos, Dom Tomé.

Finalizando a Homilia, Dom Tomé recorda o Arcanjo Miguel. Lembra-nos o Bispo que São Miguel aparece na Bíblia diversas vezes como o arcanjo que luta contra o mal. “No Apocalipse aparece como o Arcanjo que luta contra o dragão”, disse Dom Tomé. “Nós não estamos imunes à tentação em nossa vida”, lembrou-nos. Para Dom Tomé, São Miguel vem recordar-nos que nós precisamos estar continuamente, em todos os momentos de nossa vida, “lutando contra a presença e a tentação do demônio, em nós e entre nós”. “E nesta luta, contra a tentação do maligno nós somos vencedores em Jesus Cristo”, disse-nos confortando.

Dom Tomé encerrou a Homilia afirmando que devemos celebrar com alegria os Arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael e pedirmos a Deus a graça de reproduzirmos em nós e em nossa vida, os significados que estes anjos receberam ao longo da história salvífica. O Bispo também pediu que a padroeira, Nossa Senhora do Brasil, ajude-nos a viver a Palavra proferida no Evangelho.

Antes da Bênção Final, o Presidente do MAC, Sr. Vinícius Scramin, proferiu uma mensagem de agradecimento. Ao falar, o presidente do MAC, iniciou cumprimentando Dom Tomé, saudando-o pela recente nomeação e o parabenizando pela dedicação e trabalho prestado nesses anos como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, à frente da Região Episcopal do Ipiranga. Cumprimentou também o padre Anderson, presente na Celebração, e na pessoa do reverendíssimo vigário, cumprimentou o pároco, Pe. Michelino. Em sinal de agradecimento, a Vice-Presidente do MAC, Sra. Daniela Campos, entregou em nome do Movimento um presente ao Bispo. De maneira especial, Vinícius Scramin, agradeceu a mensagem do Prefeito de São Paulo, Sr. Gilberto Kassab, do Governador do Estado, Sr. Geraldo Alckmin e de seu vice, Sr. Guilherme Afif Domingos. Agradeceu também às mensagens e bênçãos enviadas pelo clero de todo país.

O presidente do MAC explicou que a defesa da democracia cristã em nosso país traz conseqüências. “O MAC surgiu para trazer à discussão política a defesa da vida, da liberdade e da dignidade da pessoa como um todo e de cada pessoa em concreto, entendendo o Homem como princípio e fim de toda a ação política”, enfatizou.

“Num Brasil que caminha para o ataque à vida, num Brasil que caminha rumo à instauração da cultura da morte, da relativização do ser humano, nós, cristãos, não podemos nos calar. Somos a favor da vida!”, frisou.

Ao lembrar um dos grandes santos da Igreja, São Josemaria Escrivá, o presidente do MAC afirmou que “Nós, os católicos, temos de andar pela vida como apóstolos: com luz de Deus (…) Sem medo, com tal união com o Senhor, que (…) evitemos a corrupção e as sombras, que espalhemos o fruto da serenidade e a eficácia da doutrina cristã”.

Diz o presidente do MAC, Vinícius Scramin, que “Deus quer que falemos! Que expressemos nossa fé, nosso amor por Ele. Não podemos ficar calados enquanto vemos agressões à nossa fé e ao Cristo. Hoje somos atacados diariamente. Pressões políticas, econômicas e midiáticas desfiguram os valores cristãos para saciar desejos ímpios.”

Para ele, o MAC nesta celebração pede a Deus que ajude a sermos verdadeiros cristãos, verdadeiros seguidores de Cristo, e soldados do Mestre, lutando diariamente por uma sociedade mais santa, por um país que seja alicerçado na caridade e na verdade. “Cheios de gratidão a Deus pela participação nesta Eucaristia, em vista de uma evangelização que é mandato e missão de cada batizado, façamos a partir de agora o propósito de viver fielmente a mensagem do Evangelho que nos foi dirigida nesta santa Missa e busquemos a santidade com a qual o próprio Deus deseja nos agraciar”, arrematou. Conclui reiterando que os membros do MAC sairão da celebração renovados no desejo de manifestar Deus ao mundo através dos atos e do trabalho com o MAC.

Logo em seguida à mensagem do Sr. Vinícius, Dom Tomé proferiu a Bênção Final, e após o término da Missa, o presidente do MAC recebeu os cumprimentos dos presentes.

Equipe MAC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: