Os pais têm o direito de educar os filhos sem interferência do governo, afirma Bispo espanhol

Ao referir-se à tarefa da Nova Evangelização convocada pelo Beato João Paulo II e mais recentemente pelo Papa Bento XVI, o Bispo de Concha (na Espanha), Dom José María Yanguas, assinalou que os pais cristãos têm o dever e direito de transmitir e educar os seus filhos na fé.

Em sua habitual mensagem semanal o Prelado se dirigiu aos pais de família para recordar que em sua missão evangelizadora deve sobressair “a educação dos filhos, em geral, e o da transmissão e educação na fé, em particular”.

“Os pais têm um direito original na educação dos filhos, um direito que Deus mesmo lhes concede. Ao ser natural, é também inalienável; ninguém pode arrebatá-los, embora certas circunstâncias possam fazer que este seja recortado ou condicionado”, expressou.

Nesse sentido, esclareceu que o Estado tem uma função subsidiária na educação, “só quando os pais não podem cumprir com esse dever, ou não podem fazê-lo de maneira suficiente, o Estado deve proceder a completar o que falta à ação educativa dos pais”.

Do mesmo modo, ressaltou que a família constitui o ambiente mais favorável para a educação e desenvolvimento integral dos filhos. “Um ambiente em que se vive o amor de cada um de seus membros por aquilo que eles são e não pelo benefício que isto traz; o respeito da variedade; a solidariedade; a atenção preferencial ao mais fraco e a convivência entre gerações”, indicou.

Finalmente, o bispo manifestou que os pais gozam da graça e da ajuda de Deus necessária para o cumprimento de sua missão de educar os seus filhos, “uma missão que denominaríamos com toda razão como sagrada, relacionada com a felicidade de cada um dos membros da família”.

ACI Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: