Referendo esloveno rejeita ampliação de direitos de casais homossexuais

O código da família submetido à consulta estipula que os casais tivesse mesmo estatuto legal de heterossexuais; 56,45% foram contra lei.

Contrariando as expectativas, os eslovenos rejeitaram neste domingo um novo código de família que amplia os direitos de casais do mesmo sexo, particularmente quanto à adoção, em um referendo marcado por uma participação muito baixa, segundo resultados parciais.

De acordo com as cifras com base em mais de 87% dos votos, 56,45% dos eleitores do país foram contrários à lei e 43,55%, favoráveis, informou a comissão eleitoral. As últimas pesquisas de opinião publicadas na sexta-feira davam o “sim” como vencedor.

No entanto, a baixa participação, inferior a 30% segundo a última contagem, jogou a favor dos conservadores hostis à lei, que tradicionalmente mobilizam mais seu eleitorado. A lei sobre a família foi adotada pelo Parlamento em junho de 2011 sob o governo anterior de centro-esquerda, mas nunca pôde ser aplicada.

Grupos civis conservadores, apoiados pela Igreja Católica, reuniram as 40.000 assinaturas necessárias para organizar uma consulta popular sobre o texto. O código da família submetido à consulta estipula que os cônjuges do mesmo sexo possam obter “o mesmo estatuto legal” reservado aos casais heterossexuais casados, inclusive quanto a herança ou impostos.

As disposições vão muito além dos avanços feitos em vários países europeus que reconhecem uma forma de união civil nos casais homossexuais, pois tornam oficial a possibilidade de um ou outro adotar um filho do parceiro.

 

Fonte: Rede Bandeirantes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: