Cardeal Naguib: Que violência não silencie os cristãos no Egito

O Patriarca católico de Alexandria dos Coptos (Egito), Cardeal Antonios Naguib, fez um chamado à comunidade cristã a que não deixem de participar da vida política do país apesar da violenta repressão contra uma manifestação de fiéis que deixou 35 mortos e 329 feridos.

Em uma declaração oficial sobre o ocorrido dia 09 de outubro, o Cardeal Naguib fez um chamado aos cristãos a não serem dissuadidos de continuar e de “participar” da ação política para a criação de um novo Egito posterior ao governo de Hosni Mubarak.

O documento, cuja cópia foi enviada à associação católica internacional Ajuda àIgreja Necessitada, o Patriarca expressa sua confiança no regime militar provisório apesar das críticas sobre a resposta do governo às manifestações.

O Cardeal Naguib, que lidera os 250 mil coptos no Egito, manifestou seu “profundo pesar pelos fatos sangrentos” e recordou que os cristãos querem “contribuir ao processo democrático do país com manifestações pacíficas, como centenas de outros grupos de cidadãos”.

“Infelizmente, terminou com a morte violenta de 25 pessoas, a grande maioria dos quais eram coptos”, afirmou o Patriarca.

A violência estalou quando milhares de manifestantes partiram para o centro da televisão estatal no Cairo, em protesto pelos atos de perseguição e opressão contra os cristãos.

Os manifestantes foram reprimidos pelos membros da ordem com paus, pedras, armas brancas e rifles.

“Fazemos um chamado [aos cristãos] a participarem, no Egito e no exterior, no atual processo político e eleitoral. Este é um dever sagrado que [a Igreja] não pode abdicar, o objetivo de estabelecer um estado moderno e democrático, apoiado na lei, na cidadania plena, na igualdade, na justiça e na garantia das liberdades”, indicou.

ACI Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: